Início >> Unifreire

Centro de Investigação Paulo Freire

Centros e Núcleos de Estudos e Pesquisas
Endereço: Universidade de Évora - Largo Conde Vila Flor; 7000 Évora - PORTUGAL
Cidade: Évora

País: Portugal
Site: http://www.eventos.uevora.pt
Contato: Maria Nazaret Trindade
E-mail: mnt@uevora.pt
T: +351 266 744522 | +351 266 744521

Outras informações: Centro de Investigação Paulo Freire

“Ninguém sabe tudo, assim como ninguém ignora tudo. O saber começa com a consciência do saber pouco (enquanto alguém actua). É sabendo que se sabe pouco que uma pessoa se prepara para saber mais... O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber.”

Paulo Freire, 1974.47

A exigência da recriação permanente do mundo, como resultado da obra dos homens livres e conscientes sobre os contexto históricos em que participam, constitui-se como paradigma incontornável no pensamento científico moderno. E recriar o mundo é sempre um movimento co-elaborado, que apela ao aprimoramento do encontro dialógico entre os homens, visando a consecução de objectivos que potenciam e excedem as capacidades e os meios de que o indivíduo, no singular, dispõe. O mundo só se conjuga no plural, e só a intensa pluralidade das visões e dos horizontes permite a emergência de mais e melhor mundo e de mais sábia e melhor humanidade. Paulo Freire revelou-nos, melhor do que ninguém, que o processo de humanização reivindica uma experiência continuada de consciencialização, emergência do questionamento constante e cooperado sobre a história e sobre os contextos de vida, desocultando e agindo sobre todos os constrangimentos à liberdade e à dignidade humanas, num movimento refundador do mundo e dos homens. Esse questionamento confunde-se com a própria construção e avanço das ciências, e inscreve-se numa exigência crescente que impele o ser humano a adaptar-se a novas necessidades e possibilidades, fonte do progresso do conhecimento tanto no plano individual como no social. As Universidades têm, nestes trânsitos, uma responsabilidade ética e científica acrescidas, enquanto núcleos construtores e difusores do conhecimento e formadores de cidadania. A Universidade de Évora, assumindo esta tradição de humanismo empenhado e de saber implicado, e tomando como inspiração e referência o legado da vida e da obra de Paulo Freire, acolhe o Centro de Investigação Paulo Freire que é uma unidade de investigação com sede nas instalações da mesma Universidade.

São finalidades do Centro:

1. Fomentar o desenvolvimento cultural e científico do meio em que a Universidade de Évora se insere.

2. Apoiar actividades de pesquisa onde a transversalidade e a transdisciplinaridade sejam uma tónica dominante.

3. Desenvolver actividades de cooperação entre Universidades e outras instituições científicas congéneres nacionais e estrangeiras.

4. Elaborar projectos no sentido de criar núcleos de estudo sobre temas de interesse e actualidade, numa perspectiva da integração do conhecimento das comunidades científicas e culturais participantes.

5. Divulgar as suas pesquisas e reflexões através de congressos, seminários e todos os meios que a tecnologia actual proporciona.

6. Promover junto de organismos nacionais e internacionais, e de várias agências financiadoras, a criação de um fundo para financiamento de projectos de investigação e bolsas de estudo.

7. Empenhar-se na criação de um espírito aberto e inovador de pesquisa, não castrador da imaginação, da criatividade e do entusiasmo, e empenhado em restituir ao sujeito investigador um papel dinâmico de intervenção social.

Compõem a Comissão Instaladora os seguintes elementos:

Vítor Manuel Sousa Trindade

Maria de Nazaret B. B. Sousa Trindade

Américo Peças

José Bravo Nico

Ângela Maria F. M. Coelho de Paiva Balça

Maria André Barradas Trindade

Paulo Lampreia Costa

Paulo Sérgio Mendes



| Agenda |